01 outubro, 2006

Lagunas




hola

Antes de mais nada, quero dizer que espero que o Lula nao tenha ganho ja no primeiro turno. Soh isso.

entao, tb eh importante dizer que meu conhecimento de espanhol passou com essa viagem, de nivel basico (nada) para o impressionante nivel medio (quase nada + um pouco). Estou muito orgulhosa com minha nova aquisicao e ja estou ate sonhando em espanhol... acordo no meio da noite mais ou menos assim: sim, pero yo tiengo que hacer isto but i don´t have dinero... hahahah babilonia perde!

como fiquei dois dias sem escrever e como vcs nem repararam nem muito menos reclamaram, vou sintetizar meus ultimos dois dias aqui, ok?

ontem fui a um tour com aguas, finalmente, numa van que apelidei de babilonia loira; explico, eh que na van iam 1 alemao, 2 suicos, 3 belgas, 2 holandesas, o motorista chileno e a brasileira cucaracha, que soy yo e dah pra imaginar a quantidade de cabelos loiros e olhos azuis que iam la dentro ne? essa van nao tinha nada com a van da familia Lins, na qual soh iam os muito gordos da familia! hahahah Saimos bem cedo rumo as lagunas, que sao lagos com agua salgada e doce, a doce por cima e a salgada (3x mais salgada que o mar) embaixo. Na primeira parada, visitamos o parque dos Flamingos e tive o prazer de conhecer a ARTEMIA que eh nada mais nada menos que um ser pre-historico, que vem sobrevivendo ha mais de 500 milhoes de anos e parece um micro camarao. Os flamingos se alimentam desse serzinho que habita nessa lagoa salgada.

De la, na van babilonia, seguimos as mais duas lagunas, as mais bonitas, e detalhe, escutando musica chilena de primeira (Ale, nao preciso nem dizer que vc estava comigo, ne?), e que se chamam, lagoa Miscate (o mesmo nome do vulcao) e tb a lagoa Menique (idem). Tenho que voltar um pouco para passar um dado importante, no Chile, precisamente nas Cordilheiras, ha 70 vulcoes e aqui, nessa regiao de Atacama, ha pelo menos 24 deles e um ate mesmo em "funcionamento", eh isso mesmo? pero, esse vulcao funciona de 2 em 2 anos e de 2000 pra ca ele resolveu funcionar todo ano, inclusive nesse ano de 2006, em abril. Pois bem, voltei aos vulcoes pq eles sao responsaveis pela paisagem de todo o Atacama, pq por aqui, pra todo lado que se olha, soh se ve pedras!!! eh mais ou menos assim, sabe aquele ditado: "devo ter atirado uma pedra na cruz pra merecer isso?", pois lhes digo que essa cruz se encontra aqui, em algum lugar escondida, pq nunca vi tanta pedra junta em toda a minha vida, de todos os tipos e cores, e tamanhos.... enfim, essa parte do Chile eh como uma grande pedreira! mas sem duvida, uma linda pedreira!

Ah, esqueci de dizer que essas lagoas ficam a 4.200m, nao preciso falar do frio nem do vento ne? E nao eh que fizemos um pique-nique (Jr. tem hifem???) na beira da lagoa Menique? que experiencia unica e inesquecivel que eu tive! que silencio, que paz, que imensidao (de pedras), que ceu mais azul, que lago mais azul tb, nao tenho palavras. De la ainda fomos ao povoado de Toconao para tomar um sorvete (nestle) e voltamos pro hotel umas 7 da noite, exaustos obviamente, mas com a cabeca e o coracao cheios!

Ja estao cansados? espero que nao pq ainda tem o de hoje. Prometo que conto mais rapido.

Um comentário:

Jean disse...

ai que inveja helga!
um dia com certeza dou um pingo por este lugar bacana cheio de pedras!
siiim! siiimm!!
beijuuu!
J.