12 outubro, 2005

Valência


como vcs ja sabem estou em Valencia desde domingo. hoje eh dia da hispanidade e por isso eh feriado em toda a espanha e aproveito para escrever um pouco mais desses ultimos dias... aqui os caras nao falam o castelano e sim o valenciano e, por incrivel que pareca, parece mais com o portugues e aparentemente fica mais facil de ler e se comunicar. mas eles tem umas palavras que nao entram na minha cabeca de jeito nenhum, tais como: Horchata de Chufa (um leite doce que vem numa caixinha tetra pak e se assemelha aa nossa garapa, mais pelo doce do que pelo sabor em si - e vc toma junto com uns paezinhos tb doces, assim oh: vc molha o pao no leite e come); Fartons (exatamente esses paezinhos que vc molha na Horchata); Fideua (um tipo de paella soh que no lugar do arroz entra o macarrao), e muitas outras que nao consigo me lembrar.

ontem fomos ver o tal show de flamenco que eu ja tinha falado e foi genial! nunca tinha visto um assim, soh cantado, mas sim com dancas e tal. esse soh tinha um violonista, um cantor e um percursionista. fomos a um club que se chama Radio City que a cada dia da semana toca um tipo de musica, hoje por exemplo seria jazz.

a noite valenciana estava bem agitada devido a ser vespera de feriado, imagino, mas tb descobri que aqui nao se pode beber na rua depois das 2 da madruga, soh dentro de bares e afins...

nós nos sentamos numa mesa e nao podemos beber nada pq ja era 1:30hs. parece meio como uma lei seca de rua para evitar o alto indice de jovens alcoolizados e tb de acidentes de carros, mas temos que concordar que 2hs ainda eh muito cedo para uma balada ne? ah, e quando eu digo beber na rua digo que vc nao pode estar segurando nehuma bebida que os guardas veem e multam o bar que te vendeu.

de la, fomos entrando e saindo em bares e ate entramos num que tinha toda a decoracao brasileira, com figas e ate um texto na parede de Chico Mendes, bem legal e diferente - tinha ate caipirinha (de 6 euros) de 51!

e hoje, como eh feriado, fomos aa praia de Gandia, que eh aonde moram meus amigos Alejandro, Niceia e suas filhotas. na verdade estavamos indo ver o Castelo Xativa mas ai quando vimos o sol votamos para onde ir e deu praia na cabeca! tao na cabeca que ate fechou o tempo e comecou a chover! hahahhahahah minha mae leva o sol e eu levo a chuva - tem sido assim por toda a viagem.

praia quer dizer MEDITERRANEO ne? e isso nao eh sempre que a gente tem ne nao? tentei ate dar um mergulho mas o frio foi maior que minha vontade de provar outros mares.

entao eh isso. amanha terei Toledo na cabeca e na sexta Madri la vou eu.

Nenhum comentário: