28 dezembro, 2007

o brasil não conhece o brasil







posso estar enganada mas nao devo ser soh eu que nao conhece o brasil real, e sim o brasil de livros, de novelas, de filmes... vou explicar: fui passar o natal la no sertao cearense, o conhecido cariri (conhecido nao por mim, diga-se de passagem, mas dos professores de geografia e dos proprios moradores com certeza), e foi uma viagem surpreendente.

primeiro pq a ideia que tinha de sertao era mais pra livro de suassuna, pra filmes como os de glauber e tb miniseries da globo. eh verdade. imaginava o sertao cheio de cactus, muito seco, pobre, com vilas ao inves de cidades, com o povo pobre e rural. pois bem, o que vi foi um sertao com cidades grandes, desenvolvidas, movimentadas, comerciais, verdes mesmo no verao. vi 3 cidades que estao quase se tornando uma soh (barbalha, juazeiro do norte e crato) e que ja sao conhecidas por CRAJUBA. alguem ai debaixo sabia disso? algum de nos que viemos do suldeste sabemos que existe uma rixa entre o crato e juazeiro? e que as pessoas nascidas no crato se acham? eu nao sabia nem que existia o crato muito menos que era uma cidade grande, no alto da serra do cariri, com temperaturas bem mais amenas do que a que existe no vale do cariri (como em mauriti por exemplo).

no ano passado, quando viajei pro deserto de atacama, disse que precisavamos conhecer mais a america latina e agora acho que precisamos conhecer mais o brasil. esse brasil que nao eh retratado, que nao aparece em lugar nenhum e quando aparece eh uma caricatura da realidade. esse brasil que nao eh mostrado nas novelas, nem mesmo nos filmes, que insistem em mostrar soh um lado.


pois eu me surpreendi mesmo com um nordeste que nao eh o das praias, do turismo, das novelas, dos filmes, de suassuna. conheci um nordeste verde e fiquei encatada com ele. vcs deveriam fazer o mesmo.

Nenhum comentário: